UNIPAZ 23 anos

:: Projetos

Aprovado em Acessibilidade

:: Projetos

aumentar fonte diminuir fonte imprimir

PROGRAMA DE AÇÃO TRANSFORMADORA
SOCIO-AMBIENTAL PIERRE WEIL

tópicoAPRESENTAÇÃO

O "Programa de Ação Transformadora Socioambiental Pierre Weil" é composto por vários projetos e atividades, visando o desenvolvimento humano das pessoas.

As ações transformadoras, através da Abordagem Transdisciplinar Holística e da Metodologia de Educação para a Paz e não violência, têm como eixo norteador o compromisso de que o sujeito seja sempre a centelha inicial da mudança e da promoção de um novo olhar, uma nova escuta para uma atuação orientada para o cuidado do outro, da sociedade e da natureza tendo como foco a Cultura de Paz e a Sustentabilidade.

Vale ressaltar que a metodologia da “A Arte de Viver em Paz” , metodologia de Educação para Paz e Não Violência publicada na 26ª Assembleia Geral da UNESCO em francês e inglês, como método holístico de educação para a paz de Pierre Weil que, recebeu em 2000 da Unesco em Paris, o Prêmio de Educação para a Paz. Atualmente a metodologia está publicada em 06 idiomas.

Programas e projetos realizados e em realização:

Núcleo UNIPAZ - Vila Aliança:

:: 2012 aos dias atuais, a UNIPAZ –RJ mantém um núcleo na comunidade Vila Aliança em parceria com a instituição A História Que Eu Conto, com aplicação da metodologia de Educação para a Paz, na gestão e no setor de Desenvolvimento Humano, responsável pelos atendimentos, abordagens, acompanhamentos, oficinas socioeducativas com crianças, adolescentes e suas famílias, além da capacitação de toda a equipe.

:: Formação de Facilitadores da Paz para o desenvolvimento humano de crianças, jovens e adultos de comunidades e de projetos de educação popular.

Mutirão de Educação para a Paz e Não-violência, de 1994 ao dias atuais
:: Seminários de sensibilização de “A Arte de Viver em Paz”,

:: Formação de Facilitadores da Metodologia “A Arte de Viver em Paz”,

:: Projeto de Educação para a Paz e não violência na comunidade de vila Aliança.
:: Seminário da metodologia de Educação para a Paz e não violência nas comunidades: Vila Aliança, Cantagalo e Pavão Pavãozinho.

Programa Gente que faz a Paz em parceria com UNESCO, Viva-Rio e Palas-Athena.
:: 2007 a 2008. Capacitação de Lideranças comunitárias no programa Gente que faz a Paz nas cidades: Rio de Janeiro e Nova Iguaçu.

Formação de Liderança Integral para Caminhos Sustentáveis
:: 2012 aos dias atuais. Capacitação para as lideranças comunitárias do Complexo do Cantagalo e Pavão Pavãozinho em parceria com a KAL Arquitetura e Urbanismo.

Sistema de bolsas parciais e integrais nos cursos de capacitação oferecidos pela UNIPAZ para pessoas residentes em comunidades carentes.

Desenvolvido por Verônica Camelo