UNIPAZ 23 anos

:: CURSOS

Aprovado em Acessibilidade

::A ARTE DE VIVER EM PAZ

aumentar fonte diminuir fonte imprimir

Cursos EDUCAÇÃO PARA A PAZ - A ARTE DE VIVER EM PAZ

PROGRAMA DE AÇÃO SOCIOAMBIENTAL PIERRE WEIL

Programa Beija-Flor:
MUTIRÃO DE EDUCAÇÃO PARA A PAZ E NÃO VIOLÊNCIA
A ARTE DE VIVER EM PAZ

APRESENTAÇÃO:
A UNIPAZ realiza há 20 anos o Programa Beija-Flor, um mutirão internacional de educação para a paz e não-violência utilizando a metodologia "A Arte de Viver em Paz" - criada, em 1993, por Pierre Weil que, entre outros prêmios, recebeu da UNESCO-2000, em Paris, o Prêmio de Educação para a Paz - como processo pedagógico de sensibilização para a grave crise que a humanidade atravessa, gerada pela atual cultura de violência, com o propósito de fazer germinar as sementes da paz.

O Preâmbulo da UNESCO, no seu ato constitutivo, afirma que:
"AS GUERRAS NASCEM NA MENTE DOS HOMENS, LOGO,
É NA MENTE DOS HOMENS QUEDEVEM SER ERGUIDOS OS
BALUARTES DA PAZ."

Esta metodologia visa a ajudar a erguê-los na mente dos homens, a partir de um processo de ampliação de consciências e de reeducação em três níveis: individual, social e ambiental. A Arte de Viver em Paz, metodologia de educação para a paz e não violência atende aos programas da Onu e Unesco, “Nosso Futuro Comum” e “Paz no Espírito dos Homens”.

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS?

Diante dos grandes problemas contemporâneos (individualismo, perda dos valores éticos, consumismo exacerbado, fome e miséria, violência e guerras), podemos escolher entre dois caminhos: o do compromisso daqueles que sonham coletivamente e são agentes transformadores da realidade, ou a alienação que destruirá toda e qualquer possibilidade de transformação.

É chegada a hora de dar as mãos, num gesto de adesão solidária, ética e responsável para:

>> Conscientizar de que a fonte de destruição, violência e guerra se encontra dentro de nós mesmos e despertar para a necessidade e as possibilidades de um resgate da paz.

>> Ampliar a rede de pessoas com uma nova consciência que integre, nos indivíduos, os planos físico, emocional, mental e espiritual.

>> Sensibilizar as pessoas para a responsabilidade de desenvolver o seu potencial de paz e tornar-se uma fonte geradora de valores contrutivos, apesar dos atuais fatores sociais, culturais e econômicos.

>> Inspirar atitudes e iniciativas que viabilizem a vida sustentável no planeta e o compromisso com o bem-estar das gerações futuras.

COMO SE DESENVOLVE?
Através de reflexões, vivências e experiências compartilhadas sobre:
* Os valores que emergem neste momento social e planetário tão crítico.

* Como as pessoas e, por extensão, todos os grupos a que pertencem, podem ser mais saudáveis, produtivas e felizes.

Ecologia Pessoal - A paz consigo mesmo.
* como manter o equilíbrio do corpo, das emoções, da mente e do espírito.

Ecologia Social - A paz com os outros.
* como encontrar meios para uma relação evolutiva na família, no trabalho e na sociedade.
* a reconstrução da paz na sociedade.

Ecologia Ambiental - A paz com a natureza.
* a nossa contribuição individual e coletiva.

SOBRE O AUTOR:
O criador da AVIPAZ - A Arte de Viver em Paz, o professor Pierre Weil, educador, terapeuta e escritor, entrou, desde sua infância, em estreito contato com conflitos religiosos violentos, perseguições raciais e guerras. Isto criou nele um profundo desejo de contribuir para a harmonia e a paz. Intrigado com os fenômenos de violência, consagrou mais de metade da sua vida a descobrir como desenvolver a paz e a harmonia nas relações humanas e dentro das pessoas, bem como evitar a violência na resolução dos conflitos. Com este objetivo e após longas observações dentro e fora da universidade de Minas Gerais onde lecionava, além das influências recebidas de mestres ocidentais e orientais, Pierre Weil procurou elaborar um método que pudesse, em algumas horas, orientar as pessoas do mundo inteiro sobre como evitar a violência e despertar a Paz. Daí nasceu o Seminário AVIPAZ e de um livro com o título A Arte de Viver em Paz que foi publicado em francês e inglês, pela UNESCO e hoje está editado em vários idiomas. Pierre Weil recebeu o “Prêmio UNESCO de Educação para a Paz” em 11 de Dezembro de 2000.

Maiores Informações: Secretaria UNIPAZ


Desenvolvido por Verônica Camelo