UNIPAZ

:: UNIPAZ

 

:: UNIPAZ - RIO DE JANEIRO

aumentar fonte diminuir fonte imprimir

UNIPAZ - RIO DE JANEIRO


Ao terminar a Formação Holística em 1992 (Turma Piloto), comecei a sonhar coletivamente um sonho que até então era pessoal: criar o Campus Avançado da UNIPAZ no Rio de Janeiro.

Em novembro de 1993, minha maior motivação toma forma expressiva em conseqüência de um evento que muito contribuiu para mudar a estratégia geral das Nações Unidas no que se refere às suas políticas de Paz. De acordo com uma declaração do Dr. Frederico Mayor, então, diretor geral da UNESCO, baseada nas conclusões de inúmeras pesquisas e observações feitas fora e dentro deste Organismo: “... o mundo contemporâneo está mergulhado e imbuído de uma cultura de guerra e precisa substituí-la por uma cultura de paz”, e continua: “é urgente, apresentar aos Estados membros, projetos transdisciplinares, reagrupando diversos domínios do conhecimento suscetíveis de levar soluções concretas aos problemas de desenvolvimento, cuja complexidade exige um enfoque holístico. Esses projetos poderiam estar relacionados, por exemplo, com a Educação de Base, o Ensino Superior, os Direitos do Homem, a Democracia e a Paz, o Meio Ambiente”. Na linha desta declaração, a 26ª Assembléia Geral da UNESCO publicou em francês e inglês, a ARTE DE VIVER EM PAZ, método holístico de educação para a paz de Pierre Weil que, na UNIPAZ, dá origem ao Programa Beija-Flor - Mutirão Internacional de Educação para a Paz e Não-Violência.

Assim, em 29 de Abril de 1994 nasceu o primeiro campus, UNIPAZ-RJ, e sua primeira turma da FHB.

Em 1995, realizamos o V CONGRESSO HOLÍSTICO BRASILEIRO e sua declaração foi: “O FIM DESTA DÉCADA ESTÁ NAS MÃOS DOS DISPOSTOS A AGIR”.

Imbuída desta confiança, convoco você, por quem a UNIPAZ existe, a fazer parte do Mutirão de Educação para a Paz e a despertar a sua plena consciência, conforme a proposta da UNIPAZ-RJ através de sua:

VOCAÇÃO

Educar para o despertar e o desenvolvimento da consciência.

MISSÃO

Propiciar a pessoas e grupos de pessoas reflexões e vivências que as levem a encontrar caminhos que lhes permitam, através do despertar da consciência, desvelar o amor, a sabedoria e a ética inerentes a todos os seres.

Glória Sobrinho
Glória Sobrinho
Diretora-presidente
UNIPAZ-RJ

 


Desenvolvido por Verônica Camelo