UNIPAZ 23 anos

:: UNIPAZ

Aprovado em Acessibilidade

:Universidade Holística Internacional

aumentar fonte diminuir fonte imprimir

CARTA MAGNA DA UNIVERSIDADE HOLÍSTICA INTERNACIONAL

1 - A Universidade Holística Internacional UnHI, antes de qualquer definição particular, deseja formar uma grande corrente de amizade e cooperação entre os diferentes centros e universidades do mundo, inspirados pela perspectiva holística.

2 - Esta corrente se concretizará por uma rede espontânea, organismo mais que organização, procurando favorecer abertura e desenvolvimento de outras realidades do ser, de vida e de consciência.

3 - Na origem deste movimento, reconhecemos como fundamental o paradigma holístico. Este paradigma considera cada elemento de um campo como um evento refletindo e contendo todas as dimensões do campo (cf. a metáfora do holograma). É uma visão na qual o todo e cada uma das suas sinergias estão estreitamente ligadas em interações constantes e paradoxais.

4 - A Universidade Holística Internacional pretende explorar a sincronicidade entre:

> A emergência deste novo paradigma nas ciências físicas, biológicas e humanas.

> A visão de sabedoria do Oriente e do Ocidente.

> A receptividade e o despertar crescente de um grande número de contemporâneos.

5 - A abordagem holística se manifesta pelas seguintes características:

> Ao mesmo tempo que reconhece o seu nível relativo, ela integra e ultrapassa as diversas formas de dualidade e dialética.

> Ela estimula essa integração e transcendência não somente pelo seu apoio à pesquisa racional e experimental, mas também pela abordagem das vias tradicionais, intuitivas e experienciais de acesso direto a um nível transpessoal da realidade, evitando extrapolações prematuras.

> Sempre respeitando a liberdade de escolha e facilitando o acesso, por um contato preliminar, com cada uma das vias, ela estimula e encoraja a pesquisa de novos caminhos adaptados à realidade do Homem do Terceiro Milênio.

> Ela reconhece que a alegria e a felicidade que visa todo ser se encontra na descoberta de sua verdadeira natureza e na expressão constante da sabedoria, do amor, do respeito de si mesmo e de todos os seres.

6 - A UnHI reconhece e apoia toda tentativa planetária, toda associação ou organização internacional, transnacional ou local, que vise reestabelecer pontes sobre todas as formas de fronteiras artificialmente criadas e mantidas pelo espírito humano, pontes sobre tudo o que divide os homens atomiza o coração e a vida.

7 - Reconhecendo todos os aspectos da abordagem holística, a UnHI orienta a inspiração que lhe é dada através de certo número de pontos específicos:

I) Colaborar com as diferentes redes já existentes no planeta para:

a) Reconhecimento mútuo das ligações que as unem.

b) Propostas de modos de ação para libertar essas organizações de seus próprios isolamentos.

c) Formação dinâmica de uma rede internacional ou transnacional de redes nacionais.

d) Organização de simpósios, colóquios internacionais e debates.

II) Unir esforços das redes sobre os planos regionais, nacionais e internacionais tendo em vista a concepção e realização de nível universitário de uma equipe itinerante constituída por pessoas suficientemente compenetradas na perspectiva holística, para poder catalisar ou dirigir esta abordagem em Medicina, Educação, Psicologia, Arte, Antropologia, Paz Internacional, Desenvolvimento Organizacional.

III) Estimular e financiar projetos de pesquisas sob a perspectiva holística e sobre os novos métodos de abordagem holística (Arte, Filosofia, Ciências, etc...).

IV) Estimular e financiar novos meios de realização (Informática, Áudio Visual, etc.).

V) Encorajar e financiar projetos educativos destinados a crianças.

8 - A UNHI ocupará um espaço de relações não localizadas em ligação com os diferentes centros preservando a autonomia, identidade e própria organização destes. Em função de seus estatutos a UnHI poderá delegar o título “Universidade Holística” às organizações que o requererem.

9 - O universal e o particular não estando na perspectiva holística de maneira antinômica leva a UnHI a respeitar a identidade cultural de cada povo e nação como patrimônio da comunidade humana em seu conjunto.

10 - Consciente dos perigos do englobamento e da fragmentação (Totalitarismo e Reducionismo) a UnHI pretende combinar o rigor necessário à análise do particular e a abertura necessária à intuição da interligação inerente a todas as coisas (Holos).

11 - A UnHI consciente dos perigos do sectarismo e da ideologia deseja permanecer livre de todas as formas de dependência quer sejam elas, de ordem política, doutrinária ou religiosa.

12 - Os membros da UnHI se comprometem a respeitar os diferentes artigos desta carta magna.


Desenvolvido por Verônica Camelo