Calendário 2025
14 e 15 de Fevereiro 2025
(Aula Remota pelo Zoom)
Tema: Caminhos da Escuta: Asas e Raízes
A tarefa de cuidar da inteireza do Ser, portanto, solicita duas escutas distintas e complementares, a analítica e a sintética. O método analítico é um importante fruto do racionalismo científico que focaliza a parte, caracteriza-se pelo aspecto quantitativo, fundamenta-se, sobretudo, na razão e sensação, dirigindo-se pelos cinco sentidos humanos. O método sintético focaliza a totalidade, a interconexão, visando o processo de vinculação e unificação. Sua tendência é ampliadora e de integração. Fundamentado principalmente nas funções psíquicas do sentimento e intuição. Estas duas escutas se complementam e se harmonizam, em sinergia, habilitando-nos a uma visão e atuação de integralidade transdisciplinar holística e para a ampla escuta da inteireza humana.
13 e 14 de Junho de 2025
(Aula Remota pelo Zoom)
Tema: Antigos e Novos Terapeutas |
De Philon de Alexandria a Transmodernidade.
É preciso ousar desenvolver, uma ecologia do Ser, em que o humano possa desvelado e cultivado em toda a sua extensão, altitude e profundidade. O discernimento do que é saúde e patologia decorre de nossas premissas antropológicas, ou seja, da imagem do homem que adotamos, na maioria das vezes através da Normose, a patologia da normalidade. É responsabilidade do educador e do terapeuta, lapidar lúcida e conscientemente um mapa qualificado e digno de um ser humano: Uma cartografia da inteireza humana – da persona ao Aberto. Pressupostos antropológicos, é fundamental partirmos de uma antropologia não redutiva, que seja inclusiva e acolhedora de todas as dimensões do fenômeno humano.
11 e 12 de Julho de 2025
(Aula Remota pelo Zoom)
Tema: Ritos e Mitos: Ressonâncias Arquetípicas
O mito, como o sonho é, essencialmente, transdisciplinar. A sua compreensão justa faz apelo às quatro funções psíquicas, pesquisadas por Jung: o pensamento, o sentimento, a sensação e a intuição. Como afirma Campbell, um ritual é uma organização de símbolos mitológicos; e participando do drama do rito, o homem é colocado diretamente em contato com eles, não como relatos verbais de eventos históricos, sejam eles passados, presentes ou ainda por vir, mas como revelações, aqui e agora, daquilo que sempre foi e sempre será. O poder do símbolo, do mito e do rito, as dimensões do imaginal, diábolos e symbolos: uma sinergia. Sonhos, mitos e tradições sapienciais.
15 e 16 de Agosto de 2025
(Aula Remota pelo Zoom)
Tema: O Poder do Encontro Transdisciplinar
Abordagem transdisciplinar introduz uma nova qualidade nos horizontes do encontro, que implica na sua ressignificação e instaura o que traduzo como Encontro - com inicial maiúscula. Em breves palavras, o Encontro transdisciplinar transcorre no universo de uma pluralidade dimensional, envolvendo diversos e complementares níveis de realidade, com suas lógicas, dinâmicas e habitantes singulares, que constituem universos próprios, envolvidos sinergicamente, irredutíveis uns aos outros. Naturalmente, a sua natureza é a da complexidade, já que transcorre numa tapeçaria de ontologias, cosmologias e de fenomenologias diversas e complementares, aberta ao Numinoso, ao terceiro incluído, a dimensão transracional do sagrado, território da conciliação dos opostos, coincidentia oppositorum. Encontro transdisciplinar transcorre na simultaneidade de uma ecologia inclusiva e multidimensional, que implica em três esferas: a somática, a psíquica e a noética, ou a física, a informacional e a arquetípica. O Encontro transdisciplinar é integral, conciliando o aspecto pré-pessoal com o pessoal e o transpessoal, em criativa e expansiva sinergia. Neste sentido, ele transcorre na convergência entre a comunicação horizontal humana e a transcomunicação vertical, compreendida como a relação que transcende a dimensão pessoal e egoica, aprofundando-se no hemisfério do infra-humano e ascendendo no do transumano, incluindo o pré-pessoal e o transpessoal na dinâmica do Encontro. Uma cartografia da psique e dos estados de consciência que possa nos abrir um espaço de inteligência hermenêutica que possibilite a fundamental tarefa de interpretar as nossas experiências pessoais e espirituais dando-lhes sentido e orientação com critérios de discernimento.