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CURSO:
PSICOLOGIA TRANSPESSOAL NA
ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR HOLÍSTICA

INÍCIO DO CURSO: 25 DE MARÇO DE 2017.


DestinaDuração e Estrutura Curricular

Duração e Carga Horária:
276 horas/aula distribuídas em 23 meses em encontros de um final de semana por mês.

> Horário das aulas: Sábado: 9:00 às 18:00 e Domingo: 9:00 às 13:00
*As aulas programadas com o Prof.Roberto Crema terão a seguinte
programação:6ªfeira: 18:30 às 21:30 e Sábado: 09:00 às 18:00

Estrutura Curricular:

Disciplina: A Abordagem Transdisciplinar Holística - 24 hs
1) Seminário: Introdução a Visão Holística:
A Teoria Fundamental da Unipaz – Cultura de Paz
Conteúdo:

A Teoria Fundamental da Unipaz, desenvolvida por Pierre Weil, parte da concepção de uma ecologia profunda, que se expressa através de três ecologias: a individual, a social e a ambiental. A partir desta teoria Pierre Weil criou a metodologia da A Artede Viver em Paz consigo mesmo, com os outros e com a natureza, método de Educação para a Paz e não Violência, publicada pela Unesco, pela qual recebeu em Paris o prêmio de Educação para Paz.
A teoria fundamental da UNIPAZ dá origem a Metodologia Transdisciplinar Holística.
A Visão Holística é uma maneira de compreender o mundo, um espaço onde é possível um intercâmbio entre ciência, filosofia, arte e tradições espirituais.
O paradigma holístico surgiu como uma resposta criativa à crise global, partindo do postulado, evidenciado por Jan Smuts (1926), do continuum informação-vida-matéria. Sendo uma abordagem inclusiva, integra, ao mesmo tempo, o adequado e positivo do antigo paradigma, transcendendo-o na direção de uma integrativa cosmovisão que leva em conta a dinâmica de o-todo-e-as-partes.
O termo holístico tem sua origem no grego HOLOS que significa TODO. Já no século VI antes de Cristo, o filósofo Heráclito de Éfeso dizia: A parte é diferente do todo, mas também é o mesmo que o todo. A essência é o todo e a parte.

2)Seminário: Introdução a Abordagem Transdisciplinar Holística
Conteúdo:

Há cerca de quatro décadas, diferentes pesquisadores como: Jean Piaget, Edgar Morin, Eric Jantsch e Basarab Nicolescu, entre outros, criaram, quase simultaneamente, o termo Transdisciplinaridade, que remete à transformação na forma de conhecer, conviver, fazer e ser (os quatro pilares da educação da Unesco) tanto na relação entre sujeito e objeto e entre as disciplinas.
Nesse sentido, há uma confluência entre a visão holística e a operacionalização da transdisciplinaridade, pois é preciso desenvolver um olhar e uma escuta para uma educação e uma terapêutica integral, que contemple as quatro inteligências na busca da integração das quatro funções psíquicas através da quatro vias do saber humano: a ciência, a filosofia, a arte e as tradições espirituais.
A trandisciplinaridade se encontra entre, através e além de todas as disciplinas e o que a fundamenta é a Complexidade, Os Diferentes Níveis de Realidade e o Terceiro Incluido. Seus princípios são: O Rigor, a Abertura e a Tolerância.

Disciplina: Linha do Tempo da Psicologia no Processo da
Evolução da Consciência - 24 hs
1)Seminário: A Linha do Tempo da Psicologia no Processo da
Evolução da Consciência
Conteúdo:

A primeira definição de Psicologia esteve vinculada à Filosofia como o estudo da alma e, a partir de seu surgimento fundamentado cientificamente, a Psicologia vem existindo através de Escolas ou Forças, com olhares distintos umas da outras.
Para uma ampliação de conhecimento, entendimento e compreensão das Escolas em Psicologia esse seminário propõe, através do olhar e abordagem de Pierre Weil, uma correlação entre elas e os níveis de realidade (interno e externo) através dos Chakras. Esse conteúdo nos dá uma visão diferenciada e um toque a mais para a prática transpessoal. Os três primeiros chakras, relacionados à segurança, à sensualidade e ao poder, são propícios ao desenvolvimento do comportamento egocentrado e muito estimulado pela sociedade de consumo. Correspondem às escolas Behaviorismoe Psicanálise, representadas por Pavlov-Skinner, Freud e Alfred Adler. O quarto chakra, o primeiro centro altruísta, do amor e da compaixão - o Humanismo,situa-se na escola "centrada na pessoa" de Carl Rogers, A Arte de Amar de Erich Fromm e o Psicodrama de Jacob Levy Moreno que promoveu o “ver pelos olhos dos outros".

2)Seminário: A Redescoberta do Ser
Conteudo:

O movimento da Psicologia Transpessoal propõe ir além do pessoal, resgatando o conceito da não fragmentação e, por sua visão holística, tornar-se o ponto de encontro entre a ciência, a arte, a filosofia e a mística. Através do quinto chakra que representa o espaço aberto, onde vibra o som da voz, do verbo, do símbolo e de onde surge a criatividade, encontramos Carl Gustav Jung.O sexto chakra corresponde praticamente ao cérebro, do qual se sabe hoje que o lado esquerdo(escola dePiaget) corresponde à razão e que o lado direito (escola de Bérgson) corresponde à emoção. O centro no nível da glândula pineal se relaciona com a escola de parapsicologia de Rhine e, o sétimo chakra é o centro transpessoal, onde a vivência holística permite a dissolução da separação espaço/exterior e espaço/interior. A ele estão relacionadas às teorias de Maslow, Assagioli, Graf-Durckheim, Jean Yves Leloup, Pierre Weil, Roberto Crema, entre outros. E, indo mais além, Roberto Crema propõe a Quinta Força: A Terapia da Inteireza.

Disciplina: A Arte de Cuidar: A Quinta Força | A Terapia da Inteireza - 96 hs
1)Seminário: Antigos e Novos Terapeutas: De Philon de Alexandria a
Transmodernidade
Conteúdo:

De Philon de Alexandria a Transmodernidade.
É preciso ousar desenvolver, uma ecologia do Ser, em que o humano possa desvelado e cultivado em toda a sua extensão, altitude e profundidade.
O discernimento do que é saúde e patologia decorre de nossas premissas antropológicas, ou seja, da imagem do homem que adotamos, na maioria das vezes através da Normose, a patologia da normalidade. É responsabilidade do educador e do terapeuta, lapidar lúcida e conscientemente um mapa qualificado e digno de um ser humano:Uma cartografia da inteireza humana – da persona ao Aberto.
Pressupostos antropológicos,é fundamental partirmos de uma antropologia não redutiva, que seja inclusiva e acolhedora de todas as dimensões do fenômeno humano. Uma cartografia da psique e dos estados de consciência que possa nos abrir um espaço de inteligência hermenêutica que possibilite a fundamental tarefa de interpretar as nossas experiências pessoais e espirituais dando-lhes sentido e orientação com critérios de discernimento.

2)Seminário: Caminhos da Escuta do Terapeuta - Análise e Síntese
Conteúdo:

A tarefa de cuidar da inteireza do Ser, portanto, solicita duas escutas distintas e complementares, a analítica e a sintética.
O método analítico é um importante fruto do racionalismo científico que focaliza a parte, caracteriza-se pelo aspecto quantitativo, fundamenta-se, sobretudo, na razão e sensação, dirigindo-se pelos cinco sentidos humanos.
O método sintético focaliza a totalidade, a interconexão, visando o processo de vinculação e unificação. Sua tendência é ampliadora e de integração. Fundamentado principalmente nas funções psíquicas do sentimento e intuição. Estas duas escutas se complementam e se harmonizam, em sinergia, habilitando-nos a uma visão e atuação de integralidade transdisciplinar holística e para a ampla escuta da inteireza humana.

3)Seminário: Rios do Ego - Oceano do Ser
Conteúdo:

Dentro de uma proposta de integração. Não se trata de negar o Ego, nem de menosprezá-lo, nem de buscar subjugá-lo. Trata-se de cativar o egoatravés de seus fundamentos: Contato e resistência, Introjeção, projeção, retroflexão, deflexão, confluência: à luz da Análise e da Síntese. Atualizar o mapa do avançar e do recuar, o desafio da intimidade, o destino e autoria. Nós aterrissamos numa dimensão corporal e a nossa tarefa na individuação, na trilha iniciática evolutiva é do físico ser capaz de informação, de psique.
Nós decolamos quando do físico somos capazes de alma, somos capazes de nous e somos capazes de habitar essa mansão do sagrado, ser capaz do silêncio e do imaginal, e, nós vamos encontrar em todas as tradições espirituais da humanidade esse decolar. Mas, antes de decolar nós aterrissamos na matéria e fará parte da trilha iniciática despertar a alma, despertar para a consciência, despertar para a grande Vida. Assim nós conciliamos o mais concreto com o mais sutil, a matéria com a luz, o pessoal e o transpessoal.

4)Seminário: O Totem da Inteireza Humana
Conteúdo:

Um itinerário consciencial através de todos os elementos materiais e imateriais, que constituem o nosso Totem, preenchendo a lacuna entre mundos interconectados, rumo a uma Aliança entre o relativo e o Absoluto, entre a existência e a Essência, fechando os olhos do corpo e da memória para, no segredo da vivência interior, abrir os olhos à dimensão noética e penetrar no MundusImaginalis, à escuta das respostas que poderão preencher a página em branco, para o resgate da consciência do Totem Humano. Cuidar do totem da nossa inteireza, tendo como norte a plenitude do Ser, eis o supremo desafio da existência humana.

5)Seminário: Ritos e Mitos: Ressonâncias Arquetípicas
Conteúdo:

O mito, como o sonho é, essencialmente, transdisciplinar. A sua compreensão justa faz apelo às quatro funções psíquicas, pesquisadas por Jung: o pensamento, o sentimento, a sensação e a intuição. Como afirma Campbell, um ritual é uma organização de símbolos mitológicos; e participando do drama do rito, o homem é colocado diretamente em contato com eles, não como relatos verbais de eventos históricos, sejam eles passados, presentes ou ainda por vir, mas como revelações, aqui e agora, daquilo que sempre foi e sempre será. O poder do símbolo, do mito e do rito, as dimensões do imaginal, diábolos e symbolos: uma sinergia.
Sonhos, mitos e tradições sapienciais. De Freud a Castañeda. Sonhos lúcidos, comunidade de Sonhos.

6)Seminário: Chaves da Cura e da Individuação
Conteúdo:

O enfoque sintético, da proposta de uma síntese transacional, parte de alguns metaprincípios ou metaconceitos fundamentais no campo da saúde psíquica e do desenvolvimento evolutivo, no marco de uma abordagem holística. São postulados heurísticos e norteadores de uma visão de inteireza na prática psicoterápica.
Um metaprincípio é mais do que um princípio: é um princípio de princípios. Sua aplicação tem um valor de abrangência imenso, já que está implícito em todas as demais proposições do sistema conceptual. Sua compreensão tem valor de um aprender a aprender, desvelando aos nossos olhos um novo e ampliado horizonte de transformações possíveis.
O Terapeuta Holocentrado, o processo Iniciático: transdisciplinaridade em ação, Metapatologia: a raiz do sofrimento humano, Metaterapia: o despertar da Presença; Além da especialização: o desafio vocacional.

7)Seminário: Além da Luz e da Sombra – A Comunicação e a
Transcomunicação.
Conteúdo:

O ser humano é um ponto de encontro entre mundos entrelaçados, um espaço de sinergia, de trocas constantes e paradoxais. O que está em cima é como o que está embaixo, afimarva Hermes, o Três Vezes Grande.
Encarnamos um pedacinho da Totalidade, habitada pelo Mistério da Vida. Como o sal da terra, somos um espaço onde todos os reinos podem sentir o seu próprio sabor, para saber ser. Os olhos do céu estrelado que meus olhos olham, também me olham. Mútua contemplação, sem fusão, sem divisão...
A comunicação horizontal e a transcomunicação vertical. A obra em construção é o Ser Humano!

8)Seminário: O Poder do Encontro Trandisciplinar
Conteúdo:

A abordagem transdisciplinar introduz uma nova qualidade nos horizontes do encontro, que implica na sua ressignificação e instaura o que traduzo como Encontro - com inicial maiúscula. Em breves palavras, o Encontro transdisciplinar transcorre no universo de uma pluralidade dimensional, envolvendo diversos e complementares níveis de realidade, com suas lógicas, dinâmicas e habitantes singulares, que constituem universos próprios, envolvidos sinergicamente, irredutíveis uns aos outros. Naturalmente, a sua natureza é a da complexidade, já que transcorre numa tapeçaria de ontologias, cosmologias e de fenomenologias diversas e complementares, aberta ao Numinoso, ao terceiro incluído, a dimensão transracional do sagrado, território da conciliação dos opostos, coincidentia oppositorum.
Encontro transdisciplinar transcorre na simultaneidade de uma ecologia inclusiva e multidimensional, que implica em três esferas: a somática, a psíquica e a noética, ou a física, a informacional e a arquetípica. O Encontro transdisciplinar é integral, conciliando o aspecto pré-pessoal com o pessoal e o transpessoal, em criativa e expansiva sinergia. Neste sentido, ele transcorre na convergência entre a comunicação horizontal humana e a transcomunicação vertical, compreendida como a relação que transcende a dimensão pessoal e egoica, aprofundando-se no hemisfério do infra-humano e ascendendo no do transumano, incluindo o pré-pessoal e o transpessoal na dinâmica do Encontro.

Disciplina: Terapia com Mandalas: Um Caminho do Pessoal ao
Transpessoal - 24 hs
1)Seminário: Mandala - “Círculo Mágico” segundo Carl G. Jung
Conteúdo:

A existência das mandalas é tão antiga quanto as mais remotas manifestações culturais da humanidade e designa as figuras geométricas formadas a partir do centro de um círculo e através de sua expansão chega-se a um espaço sagrado. Cada traço, forma e cor remete a uma reflexão, uma compreensão maior do rico universo que é o ser humano.Nesse seminário entraremos em contato com a Mandala Geométrica,o Labirinto - vivenciando o Caminho Sagrado, oNúmero de Ouro que nos permite contemplar o Mistério e com areorganização interior.Para Jung, a experiência transpessoal é importante para a saúde mental.

2)Seminário: Mandala - Um Holograma do Inconsciente
Conteúdo:

A Mandala Livre possibilita o encontro com o próprio centro, para um maior entendimento e compreensão, ampliando a concentração, a intuição e a criatividade. Criar, pintar e admirar uma mandala é ir ao encontro de si mesmo, é refletir sobre as ações pessoais em relação ao mundo no qual se vive e interage. Elaé o reflexo do Eu, promove a recordação dos sonhos, a expansão da consciência e o crescimento espiritual. Por tudo isso,a mandala, como ferramenta em um processo terapêutico, facilita o caminho do pessoal ao transpessoal. Juntos, os dois seminários propõem utilizar as mandalas como uma possibilidade de ampliaçãodo autoconhecimento e da prática da Terapia Transpessoal.

Disciplina: Tanatologia - Visões Espirituais e Médicas sobre a
Morte - 12 hs
1)Seminário: A Arte de Viver a Passagem e os Cuidados Paliativos
Conteúdo:

A Arte de viver a Passagem nas visões: O livro Tibetano do viver e do morrer,o livro Cristão Ars Moriend e médicas de Elisabeth Kluber Ross e Raymond Moody.
Na tradição budista a morte significa a morte da ilusão, a morte deste agregado de consciência, de vontade, de desejo, bem como outra visão compreende a morte como carma, uma conseqüência dos nossos atos. Será a oportunidade de entrar uma nova vida, melhor, pior ou semelhante, de acordo com os atos que praticamos na vida atual.
Temos também a que vem através do cristianismo. Nesta visão a morte não é o fim da vida. A morte é o despertar para o que São João chama de “a vida eterna”. É a experiência da ressurreição.
Na visão materialista temos: A morte é o fim e nada há além disso.
“Quando reprimimos o medo da morte, somos possuídos pelo medo da sobrevivência.” Jean Yves Leloup
Cuidados Paliativos: ACOMPANHAR A VIDA ATÉ AO DESENLACE FINAL

Disciplina: Neurociência à Luz da Transdisciplinaridade - 24hs
1)Seminário: Neuropsicologia à Luz da Transdisciplinaridade

Será abordado uma ampla gama de informações sobre neuropsicologia na abordagem transdisciplinar holística, parauma melhor compreensão da psicologia transpessoal através da luz e da sombra:
- Fundamentos da Neuropsicologia / Neurociência;
- Neuroética – os valores segundo o binômio cérebro/mente;
- Desenvolvimento e dinâmica do Sistema Nervoso Central;
- Novas concepções sobre consciente, inconsciente, pensamento;
- Normalidade e anormalidade – mediania e variações da média;
- A gênese do preconceito na visão neuropsicológica;
- O Quociente Transdisciplinar.

2) Seminário: Psicopatologia e Emergência Espiritual
Conteúdo:

No aprofundamento da neuropsicologia à luz da abordagem transdisciplinar holística, serão abordados temas de relevada importância para a compreensão da importância da psicoterapia transpessoal no olhar e na escuta da terapia da inteireza:
- Saúde e transtorno mental;
- Causa endógena X exógena;
- loucura ou obsessão?
- Materialidade X espiritualidade? diferentes dimensões vibracionais patogênicas: anatômica, fisiológica e energética; Anatomia clássica e anatomia sutil;
- CONSCIÊNCIA cósmica X consciência individual? Unicidade X multiplicidade;
- A lógica da Palingênese e da Lei de causa e efeito;
-O binômio involução-evolução, a Cosmogênese e o significado do sofrimento humano: causas anteriores ao Big Bang;
- A alma humana no 3º milênio e a mudança paradigmática: a era da transmutação anunciada

Disciplina: O Corpo – Texto Sagrado – Uma Abordagem de
John Pierrakos - 12 hs
1) Seminário: O Corpo – Texto Sagrado
Conteúdo:

Inspirada na abordagem desenvolvida por Dr. John Pierrakos, segundo a qual na nossa Essência todos somos Amorosos, Verdadeiros, Criativos, Espontâneos...
Esta Essência é nossa centelha Divina, o Sagrado em nós. As dificuldades surgem quando criamos, a partir das vivências dolorosas de nossa vida, a Máscara e Eu Inferior, que obstruem e bloqueiam nossa conexão com o que verdadeiramente somos.
“O Corpo, texto Sagrado” propõe a conscientização dos traumas que ocorrem no desenvolvimento humano, como ficam registrados em nossos corpos e como podemos superá-los visando a cotidiana experimentação da Essência.

Disciplina: Os Quatro Estados de Consciência e os Diferentes níveis de Realidade - 12hs
1) Seminário: Consciência e Realidade
Coteúdo:

VR f = (EC)- Pierre Weil criou esta fórmula para exemplificar que A VIVÊNCIA DA REALIDADE È FUNÇÃO DO ESTADO DE CONSCIÊNCIA EM QUE NOS ENCONTRAMOS.
As experiências nos levam a resposta para perguntas como:
É o estado de Consciência de Vigília um estado verdadeiramente desperto?
Existem outros estados de consciência em que são vivenciadas outras realidades?
Acordei ou mudei de estado de consciência?
A complexidade humana, os níveis de realidade, percebidos através dos quatros estados de consciência: Vigília, Sonho, Sono Profundo e Transpessoal.
O Psicodrama da Esfinge. Processo terapêutico desenvolvido por Pierre Weil.
A esfinge como modelo evolutivo da consciência: A realidade interna e externa.

Disciplina: Os Quatro aspectos da Consciência na Visão Tupy Guarani - 12 hs
1)Seminário: Os Quatro aspectos da Consciência
Conteúdo:

O resgate dos princípios filosóficos norteadores da sabedoria ancestral brasileira, em especial a Tupy, bem como seus sistemas de vida autossustentável e de cura.
A palavra ireko é o termo que busca demonstrar algo sobre a mente, mas a tradução mais próxima para este termo é “estado de ser”.
A mente e a sua natureza, de acordo com a visão tupy, é a disposição mental que determina o sucesso ou o fracasso, o bem ou o mal, a harmonia ou a desarmonia, a conexão com o divino ou a conexão com seres de limitação astral.
Os quatro aspectos da consciência do ser, ou as quatros mentes:
(supraconsciente, consciente, subconsciente e consciência coletiva).
As características das quatro mentes e como elas interferem na jornada arquetípica de cada indivíduo na Terra.
:: Integração e conexão com a luz das raízes ancestrais.

Disciplina: O Olhar e a Escuta do Terapeuta na Terapia da Inteireza - 12 hs
1)Seminário: O Olhar e a Escuta do Terapeuta
Conteúdo:

Num mundo onde a comunicação é vista como fonte de poder e única saída para os graves problemas de convivência e entendimento que geram conflitos familiares, profissionais e políticos, avaliar como interagimos, como nos comunicamos, como resistimos ou nos abrimos ao outro; como aceitamos ou rejeitamos o novo baseados em experiências interpessoais passadas, tendo momento como objetivo gerar relacionamentos mais saudáveis e efetivamente evolutivos.
O Cuidado como o novo paradigma da convivência pacífica.
O olhar e a escuta integral do terapeuta consigo mesmo e com o outro.
A arte de lidar com os conflitos intra e interpessoais.
Encontro terapêutico: diálogo - silêncio - semântica.
A arte de cuidar é, fundamentalmente, uma práxis e isso significa que se fundamenta no fazer. O conhecimento da técnica na ação de cuidar é básico, mas também a intuição e a sensibilidade.

Disciplina: Fronteiras da Regressão - 12 hs
1)Seminário: Terapia de Vidas Passadas
Conteúdo:

A Terapia de Vidas Passada (TMP) engloba três períodos, os quais são o Antigo (pré-Mesmer), o Moderno (pós-Mesmer, século XIX) e o Recente (período pós-Netherton, século XX).
? Período Antigo: utilizada pelas religiões e em templos do Sono (Egito, Grécia, por exemplo), pelo hinduísmo e budismo.
? Período Moderno: refere-se ao Mesmer, famoso hipnotizador que difundiu a hipnose na Europa, despertando o interesse em outros profissionais.
? Período Recente: diz respeito ao trabalho do Dr. Morris Netherton, psiquiatra americano, o qual cunhou o termo em inglês Past Life Therapy e sistematizou a técnica, afirmando que realizava as regressões sem utilizar a hipnose. Outros renomados terapeutas dos Estados Unidos, Europa e Brasil.
A Terapia de Vidas Passada (TVP) tem como característica fundamental o pressuposto da reencarnação e utiliza como técnica principal a regressão de memória. Embora considere tal hipótese, não está baseada em princípios de qualquer religião e, sim, em evidencias científicas da reencarnação, conforme têm demonstrado diversas pesquisas em diferentes países.
Sendo assim, acredita que as dificuldades que o indivíduo vivencia hoje têm origem em situações mal resolvidas (traumas ou condições) de suas vidas pregressas. Desse modo, através da regressão de memória - em que o indivíduo permanece em um estado de vigília – a pessoa relembra a situação traumática, desconectando-se das influencias inadequadas que esta situação provoca nela na vida atual.

Disciplina: A Potência da Mente Humana e a in-formação no vácuo quântico - 12 hs
1)Seminário: A Potência da Mente Humana no Processo Terapêutico
Conteúdo:

A teoria de que a in-formação pode ser transmitida por campos mórficos não-materiais torna possível um paradigma no qual fenômenos como a telepatia ou experiências extra-sensoriais possam ser compreendidos. Os campos mórficos também se estendem além do corpo físico.
O que a in-formação (termo cunhado por David Bohm) é: A in-formação é uma conexão sutil, quase instantânea, não-evanescente e não-energética entre coisas em diferentes locais do espaço e eventos em diferentes instantes do tempo. Tais conexões são denominadas "não-locais" nas ciências naturais e "transpessoais" nas pesquisas sobre a consciência. A in-formação liga coisas (partículas, átomos, moléculas, organismos, ecologias, sistemas solares, galáxias inteiras assim como a mente e a consciência associadas com algumas dessas coisas independentemente de quão longe elas estejam umas das outras e de quanto tempo se passou desde que se criaram conexões entre elas.
A teoria de que a in-formação pode ser transmitida por campos mórficos não-materiais torna possível um paradigma no qual fenômenos como a telepatia ou experiências extra-sensoriais possam ser compreendidos. Os campos mórficos também se estendem além do corpo físico.
No início do século XX, Charles Richet, prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia escreveu um Tratado sobre Metapsíquica subjetiva e Metapsíquica objetiva. Também neste século, o psicólogo J. B. Rhine, Phd. da Universidade de Duke, fundamentou a ciência da Parapsicologia e Leonid L. Vasilier, da Universidade de Leninegrado, dedicou-se ao estudo desses fenômenos.
Função Psi recebe hoje várias denominações, incluindo o “efeito psicológico” em algumas situações (sugestão, contágio mental, neuromarketing, etc.).

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