UNIPAZ 23 anos

:: CURSOS

Aprovado em Acessibilidade

::FHB - Metodologia

aumentar fonte diminuir fonte imprimir

CURSO:
FORMAÇÃO HOLÍSTICA DE BASE
ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR HOLÍSTICA
DESENVOLVIMENTO HUMANO
INTEGRAL

INÍCIO DO CURSO: 25 DE MARÇO DE 2017.


Metodologia Metodologia

Para viabilizar na prática esta metodologia, a UNIPAZ desenvolveu um processo pedagógico fundamentado na Visão Holística e na Abordagem Transdisciplinar e está pautado na Holologia e na Holopráxis, termo cunhado por Pierre Weil.

A Holologia consiste no estudo teórico e experiencial do antigo e do novo paradigma bem como de suas conseqüências na vida humana, para adquirir o saber através da análise do conhecimento racional, da lógica e da abstração, desenvolvendo as funções psíquicas pensamento e sensação (metáfora do hemisfério esquerdo do cérebro).

A Holopráxis consiste em um conjunto de métodos que permitem a vivência pela via experiencial sintética, simbólica, e do mergulho na essência do Ser, desenvolvendo as funções psíquicas do sentimento e da intuição (metáfora do hemisfério direito do cérebro).

O processo pedagógico pautado na educação integral e no cuidado integral promove a conexão desses dois hemisférios, facilitando a integração das quatro funções psíquicas (pensamento, sentimento, sensação e intuição) com os quatro estados de consciência (vigília, sonho, sono profundo e transpessoal), através do intercâmbio dinâmico das quatro vias do saber humano (ciência, filosofia, arte e tradições espirituais), promovendo a integração dos quatro quocientes de inteligência.

Em 2011, Roberto Crema, reitor da UNIPAZ, defendeu sua tese de Master Europeen de Recherche, sobre esta metodologia na Université de Paris 13 (França), denominada: Impacto da Formação Holística de Base sobre os percursos biográficos. Sua tese analisou os impactos da Formação Holística de Base da UNIPAZ, sustentada na abordagem transdisciplinar holística, sobre o percurso biográfico dos seus participantes que concluíram o curso em Brasília, no Rio de Janeiro e em Lisboa.

Os resultados evidenciados, abaixo resumidos, apontam para mudanças notórias na vida pessoal e profissional dos alunos formados, propiciados pelo acolhimento e convivência em uma comunidade aberta de aprendizagem e pela riqueza temática do programa:
:: Valorização da importância de um desenvolvimento equilibrado das funções psíquicas;
:: Integração do processo da Holologia e Holopráxis no cotidiano da vida;
: Valorização da holopráxis no processo de descoberta ou extensão da consciência pessoal e transpessoal;
:: Despertar da consciência ambiental integrado à vida diária;
:: Desenvolvimento e abertura de uma visão de mundo mais ampla e inclusiva.

Pierre Weil também pesquisou, ao longo dos 20 anos de sua atuação como reitor da Unipaz, os impactos da Formação Holística de Base nos participantes.
“A FHB está se mostrando, através destes anos de fecunda atuação, um poderoso método de transformação no sentido de despertar uma nova consciência. Para cada um dos Aprendizes há a pessoa antes e depois da Formação: maior compreensão de si mesmo, dos outros e sobretudo do significado da nossa existência; liberdade de escolha, abertura, aceitação das diferenças, maior tolerância, paciência e amor; tais são, sem dúvida, os frutos colhidos por muitos participantes. Estamos possibilitando o surgimento de agentes de transformação. Alguém que, através de sua mudança, provoca mudanças externas.” Pierre Weil

Ler: Metodologia UNIPAZ e Processo Pedagógico.


Apresentação | Objetivo | Metodologia | Duração e Estrutura Curricular |
Corpo Docente | A quem se Destina | Certificação | Admissão e Investimento |
Calendário Turma 2017
| Pré-Matrícula | Informações Úteis

Desenvolvido por Verônica Camelo